Published
2 anos agoon
Iniciativa visa promover o acompanhamento do desempenho discente e investir na capacitação docente
Acompanhar os níveis de leitura e escrita dos alunos, buscando atingir a alfabetização na idade certa. Esse é o objetivo maior do Programa Educar para Crescer Cabedelo, lançado nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc).
Promover a alfabetização na idade certa vem sendo um dos maiores desafios da educação brasileira ao longo dos anos. Os déficits de desempenho verificados têm despertado preocupações entre gestores e especialistas, bem como suscitado estudos e elaboração de estratégias e pactos para superar o problema, a exemplo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Educar pra Valer (EPV), da Associação Bem Comum, que suscitou o projeto em Cabedelo.
A meta do projeto é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental. A atuação do programa consiste na promoção de cinco eixos básicos: Gestão da rede, Gestão pedagógica, Formação, Acompanhamento e Sustentabilidade.
Ao lado do acompanhamento sistemático do desempenho dos alunos, o Programa Educar para Crescer Cabedelo dispõe, ainda, da promoção de formações para professores, gestores e supervisores com assessoria dos coordenadores regionais. O objetivo é habilitar o corpo docente no desenvolvimento de estratégias de incentivo à leitura, por meio do domínio de ferramentas aplicadas a esse fim.
A apresentação da iniciativa aconteceu no Auditório do Uniesp e contou com a participação do prefeito Vitor Hugo, além de outras autoridades municipais, estudantes e instituições envolvidas com a iniciativa.
“Quando assumimos a administração municipal encontramos a educação de Cabedelo em estado de caos: salários atrasados, gratificações sendo retiradas aleatoriamente eram a tônica daquele momento. Logo assumimos o compromisso de mudar essa situação e, ao longo do mandato, temos nos empenhado em desenvolver a educação com investimentos em estrutura, valorização dos profissionais e atenção especial ao alunado. Além disso, temos apoiado projetos que venham a possibilitar a melhoria dos índices do IDEB, pois cremos ser essa a fórmula de apostarmos no futuro da cidade e dos cidadãos”, declarou o prefeito Vitor Hugo.
A apresentação e explicações sobre o projeto coube à assessora pedagógica da Seduc, Vera Gomes, que descreveu a origem e os fundamentos da ação, seus princípios, métodos e metas. Também apresentou um painel da situação atual dos níveis de leitura entre alunos de Cabedelo e os pontos que justificam e demandam, objetivamente, o desenvolvimento do projeto no município.
A secretária de Educação de Cabedelo, Márcia Moreira, destacou a iniciativa falou sobre os objetivos do projeto.
“Cabedelo dá mais um passo a favor da Educação com a adesão ao Programa Educar pra Valer. Com o apoio expressivo do EPV, estamos implementando práticas de gestão pública inovadoras, através do assessoramento educacional, acompanhamento pedagógico, formações periódicas para professores, supervisores e gestores, como também avaliações diagnósticas, processuais e formativas, buscando assim, aprimorar o ensino-aprendizagem e alcançarmos resultados de excelência. Nosso principal objetivo é a alfabetização na idade certa, com foco específico na leitura e proficiência em Língua Portuguesa e Matemática”, comentou Márcia.
Em Cabedelo, o Programa tem a coordenação local da educadora Isabela Paiva e conta com Assessoria Pedagógica e equipe formada por Superintendentes, formadoras e coordenação dos Anos Iniciais. A equipe executa e acompanha as ações estratégicas e pedagógicas dentro do modelo sistêmico de intervenção, com formações, avaliação e acompanhamento.
O diretor executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, falou sobre o compromisso da entidade com a transformação do ensino-aprendizagem em Cabedelo.
“A nossa presença em Cabedelo se dá repleta de entusiasmo, com a convicção de que quando se estabelece a prioridade pela educação realmente se consegue mudar substancialmente os resultados da aprendizagem que precisa ser alcançada. Vivemos uma realidade muito desafiadora, com o analfabetismo dentro das escolas. Antes da pandemia, os números já eram trágicos, com cerca de 55% das crianças, segundo o Banco Mundial, sem saber ler e escrever. Essa realidade provavelmente se materializa, como no resto do Brasil, aqui também no município. Nosso compromisso, portanto, junto aos agentes locais, é transformar a aprendizagem de Cabedelo para que ela possa ser referência para as famílias locais e para outros estados”.
Pactos – O compromisso assumido entre as instâncias governamentais e instituições têm buscado assegurar a melhoria do desempenho dos alunos das séries iniciais no quesito desempenho na leitura.
A Prefeitura de Cabedelo aderiu ao Programa Educar pra Valer em 2021. A Associação Bem Comum, que é uma organização sem fins lucrativos, tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão.
O objetivo é assegurar e garantir o direito à educação de qualidade e alfabetização de todas as crianças na idade certa de forma efetiva, equitativa e sustentável durante os 4 anos do ciclo educacional.
O programa atua junto ao município a fim de melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos durante o período de vigência do Educar pra Valer, por meio do desenvolvimento da gestão municipal
fonte – secom cabedelo
Professores paraibanos recebem menções honrosas em premiação nacional por trabalhos em escolas públicas
Prefeitura de Cabedelo Inaugura Urbanização do Acesso ao Dique
Vai fazer o Enem 2024? Inscrições já estão abertas
Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores da etapa nacional
Wilson Filho nega que esteja sendo cotado para assumir Secretaria de Educação da Paraíba
Encontrado corpo de mulher que desapareceu após ter carro arrastado por riacho no Rio Grande do Norte