Published
2 anos agoon
Glaudenice Nunes
Mais um serviço inovador passou a ser ofertado pela Prefeitura de João Pessoa no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É a realização de histeroscopia cirúrgica para polipectomia, ampliando os cuidados com a saúde da mulher na rede municipal de Saúde. O primeiro procedimento foi realizado com sucesso na tarde desta quarta-feira (13).
Realizado com ressectoscópio e o uso de energia bipolar, o procedimento não era, até o momento, ofertado na Paraíba na rede pública, o que reforça o pioneirismo da Secretaria Municipal de Saúde.
A histeroscopia cirúrgica para polipectomia é um procedimento minimamente invasivo para retirada de pólipos, onde é utilizada a energia bipolar, explica a médica cirurgiã Carolina Bandeira, que coordena o serviço de Ginecologia Endoscópica do Hospital Santa Isabel.
“Essa patologia pode causar sangramento, dor, por isso a realização da histeroscopia cirúrgica, que é minimamente invasiva, para retirar esse pólipo com energia bipolar”, reforçou a médica.
A equipe foi composta ainda pela ginecologista e cirurgiã Ana Cecília Maia e pelos residentes de endoscopia ginecológica Larissa Azevêdo e Rafael Figueiredo. A equipe de enfermagem foi chefiada por Karoline Eugênio.
fonte – secom joão pessoa
Foto: assessoria
Homens fisicamente ativos têm 35% menos chances de desenvolver câncer de próstata
Bebê nasce dentro de carro de transporte por aplicativo durante parto considerado raro, em João Pessoa
Violeta Run é realizada com apoio da Prefeitura e faz alerta sobre doenças respiratórias
João Azevêdo decreta situação de emergência após surto de síndromes gripais em crianças, na Paraíba
Hospital Edson Ramalho amplia atendimento com procedimento de histeroscopia para diagnóstico de doenças intrauterinas
Começa hoje Bazar Solidário do Hospital Laureano com mais de mil produtos novos para ajudar no tratamento de pacientes do SUS