Siga nossas redes

destaque

Por que a sustentabilidade do edifício hospitalar também é assunto da TI?

Published

on

Por que a sustentabilidade do edifício hospitalar também é assunto da TI?

Assim como todas as áreas de uma empresa, a TI precisa ficar atenta às questões de sustentabilidade. Os hospitais, em especial, são grandes consumidores de energia elétrica e que precisam funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, para esse tipo de edifício, surgiram novas tecnologias, capazes de trazer grande redução no consumo energético. Mas, para tanto, é importante atualizar a infraestrutura hospitalar e isso envolve, naturalmente, as equipes de tecnologia da informação.

“Hoje em dia, tudo demanda dados e eles são extremamente importantes para a tomada de decisão. Todos esses dados são armazenados em data centers, que são, por sua vez, grandes consumidores de energia. Por esse motivo, TI tem um papel fundamental para reduzir os impactos em sustentabilidade”, explica Marcio Favarello, gerente de contas estratégicas na Schneider Electric para o segmento Building.

Ter operações otimizadas por meio da IoT (Internet das Coisas) é outro exemplo do envolvimento da TI no sentido de viabilizar um hospital sustentável. “Um hospital moderno utiliza, por exemplo, sensores, que monitoram as operações em tempo real. A partir de uma plataforma de IoT, é possível coletar dados e, na sequência por meio de plataformas de software e advisors, produzir informações relevantes para os usuários. O objetivo é manter o desempenho do hospital de forma otimizada, pelo maior tempo possível”, explica o professor Luiz Carlos Pereira da Silva, engenheiro com doutorado em Engenharia Elétrica e coordenador do projeto Campus Sustentável da UNICAMP.