Published
2 anos agoon
Patrícia Cantisani
Estudantes da rede municipal de João Pessoa participaram de um evento, nesta sexta-feira (3), no Parque Arruda Câmara (Bica), em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, que este ano tem como tema ‘Uma Só Terra – Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza’. O evento foi promovido pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam), de Educação e Cultura (Sedec), de Ciência e Tecnologia (Secitec), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
Os alunos das escolas municipais Leonel Brizola e Damásio Franca puderam, além de visitar o Parque e ver os animais do zoológico, aprender sobre materiais recicláveis e as possibilidades de reutilização deles. Além disso, receberam orientações sobre o descarte correto de lixo eletrônico e danos que os materiais causam à natureza, como também visitaram uma exposição de robótica e material reciclável. A equipe de Educação Ambiental da Semam ainda realizou distribuição de mudas de árvores nativas e plantio no local.
Segundo o diretor do Parque Arruda Câmara, Rodrigo Fagundes, as atividades visaram não apenas comemorar a data alusiva ao Dia Nacional do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo (5), mas também chamar a atenção para necessidade da preservação do mesmo. “Precisamos preservar a natureza, porque ela também é nossa casa. Cada agressão cometida contra ela é uma agressão feita a nós mesmos”, destacou.
A coordenadora do setor de recondicionamento de eletrônicos da Secitec, Jaqueline Figueiredo dos Santos, ressaltou a importância de trabalhar a conscientização sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos. “Vários deles são contaminantes ao meio ambiente e é muito importante que a gente recolha esses materiais. Quando não dá para colocar para funcionar, a gente tira as peças e cada aparelho que a gente recebe, cada doação, vai para o banco de peças para que a gente possa recondicionar outro aparelho. O material considerado inservível, não reciclável, a gente transforma em arte”, disse.
A estudante Ellen Stephanie Martins Monteiro, de 11 anos, da Escola Leonel Brizola, relata que achou a exposição de robótica interessante e que aprendeu sobre o descarte correto de lixo. “Hoje, eu aprendi que a gente deve jogar o lixo no lixo, que também devemos respeitar os animais aqui da Bica e não jogar lixo nas ruas. Eu gostei muito porque as pessoas reciclam e fazem várias coisas muito legais, eu vi um carro (robótica) que quando bate o sol, fica com energia, achei bem interessante”, afirmou a estudante.
Outras atividades – Neste sábado (4), as atividades serão na Praça da Paz, nos Bancários, das 14h às 17h, com exposição de material reciclado, vacina para cães e gatos, doação de animais, serviços de saúde como auricoloterapia e campanha de prevenção ao Aedes aegypti, além de plantio e distribuição de mudas de árvores nativas.
No domingo (5), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h às 11h, as equipes da Prefeitura de João Pessoa estarão realizando atividades com plantio de 30 mudas de árvores nativas no Parque Parahyba II, no Bessa.
Dia de Finados: pesquisa mostra variação de até 400% no preço de flores em Campina Grande
Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação
Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa