Published
2 anos agoon
Ação buscou conscientizar estudantes da rede municipal de ensino acerca da importância de conhecer e respeitar as leis de trânsito
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), e em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nesta quinta-feira (19), o Dia D do projeto “Educa – Trânsito na Sala de Aula”, em meio à campanha alusiva ao Maio Amarelo. A ação serviu como culminância de atividades educativas desenvolvidas na rede municipal propostas pela iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
O evento ocorreu nesta quinta-feira (19)no Centro Integrado Imaculada, e foi a culminância das atividades educativas desenvolvidas pelo projeto na rede municipal. As apresentações envolveram mais de 200 alunos que se dividiram em ilhas.
Fizeram parte da programação, momentos como a formação do laço amarelo humano em alusão ao Maio Amarelo, a exposição de painéis, apresentação de resultados de pesquisas de campo, leitura de parlendas e poemas temáticos e explanação de oficinas educativas realizadas à luz do material didático do Educa – doado aos municípios participantes do projeto.
“Essa parceria da Seduc com a Coordenação de Educação para o Trânsito da Semob Cabedelo é de suma importância, pois as sementes que estamos plantando em nossas escolas darão frutos grandiosos na construção de uma sociedade mais consciente e conhecedora dos seus direitos e deveres. O objetivo é formar cidadãos críticos, participativos, cuidadosos e responsáveis, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade” afirmou a secretária de Educação, Márcia Moreira.
“Na realidade, nós viemos aqui para observar o que as crianças aprenderam nesse período e o que elas têm para nos transmitir. Só temos que agradecer aos profissionais da Seduc por terem abraçado este projeto de imediato, assim como também fez a nossa gestão. Existe muita fiscalização, multas pesadas mas continuamos os números de acidentes no trânsito semelhantes ao de uma guerra e, por isso, é importante qualquer investimento na educação, haja vista que as crianças serão os motoristas e pedestres do amanhã. Nossos agentes estão todos os dias nas ruas e sentem na pele a falta de respeito das pessoas. Por isso, a educação é a saída. É preciso muita atenção, obediência às regras de trânsito para que mudemos essa realidade”, completou o secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Inácio Bento de Morais.
As ações do dia D ocorreram simultaneamente em Cabedelo e nos municípios de Arapiraca (AL), Campina Grande (PB), Campo Largo (PR), Feira de Santana (BA), Ribeira do Pombalahia (BA), Ruy Barbosa (BA) e Santana de Cataguases (MG) e tiveram o objetivo de realizar uma grande mobilização nacional envolvendo toda a comunidade escolar.
“A proposta foi criar um dia entre as escolas envolvidas para que todos ampliem o conhecimento e práticas voltadas para conscientização nas vias públicas, como também propagar o Educa abrindo espaço para as instituições educativas dos municípios que já utilizam os livros como ferramenta de aprendizado para educação do trânsito através da literatura, como propõe o material que nos foi doado”, pontuou a coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob Cabedelo, Abimadabe Vieira, que também é Observadora certificada do ONSV e representante do Movimento Nacional Maio Amarelo na Paraíba.
Projeto Piloto Educa – Educar para o trânsito através do livro! Esse é o objetivo central do projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula.
A iniciativa do Educa é do ONSV e consiste em doar material didático (livros) para o público do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, com o objetivo de levar a Educação para o Trânsito através da literatura.
Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que beneficia diretamente cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. Inicialmente, participam das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.
A coleção de livros entregue aborda a temática da Educação para o Trânsito de forma rica e informativa, proporcionando um referencial teórico para os professores embasarem a sua prática sobre a temática, como também formarem seu alunado, com livros indicados a cada ano do Ensino Fundamental I e II.
O material explora habilidades como a percepção visual, valores, cidadania, ética, e comportamentos adequados para um trânsito seguro, além de ser atrativo por conter relevantes assuntos sobre trânsito e ser ilustrativo.
Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa
Em entrevista à Folha de São Paulo, André Penazzi comenta a força do mercado imobiliário no Nordeste
Botafogo-PB divulga início da pré-temporada para novembro; veja detalhes