Siga nossas redes

Esportes

Lamar vibra ao fazer história pelo Nacional de Patos, recolocando o time no Brasileiro 15 anos depois

Published

on

Na última vez em que o clube disputou a competição nacional, em 2007, o então jogador era um dos principais nomes da equipe. Hoje como técnico, ele levou o Canário do Sertão à Série D

Por Izabel Rodrigues — Patos, PB

Para o torcedor do Nacional de Patos, parece que foi ontem. É fácil voltar ao ano de 2007 e contar todos os feitos do clube naquela temporada. Mas, no papel, são longos 15 anos desde a conquista do único título estadual do Canário, além de ter sido a última participação do clube em Campeonato Brasileiro, na ocasião, a Série C. O camisa 10 daquele time era Lamar, peça fundamental daquele grupo. Depois de todos esses anos e de volta ao clube, agora como técnico, ele segue escrevendo a história, recolocando o Alviverde de volta a uma edição do Brasileiro.

Os anos 2000 foram de muita força sertaneja no cenário do futebol paraibano. O Nacional de Patos já vinha de uma grande campanha em 2005, quando foi vice-campeão estadual, mas foi em 2007 que o Alviverde montou o time dos sonhos.

Advertisement

No elenco tinha o baixinho Lamar, o meia superveloz, que deixava todo mundo para trás e armava grandes jogadas. Além do título estadual daquele ano, com uma vitória por 3 a 0 diante do Atlético de Cajazeiras na final, o Alviverde também disputou a Série C, indo até a fase final da competição, mas terminando o octogonal do acesso na última colocação.

— Aquela Série C foi muito difícil. Não havia Série D, tinha vários clubes que já haviam jogado divisões superiores, como Bahia, Vila Nova, ABC, Chapecoense, era muito disputado. Mas o Nacional tinha um grande elenco, tinha um grande time e tinha acabado de ser campeão paraibano. Lembro muito bem do jogo contra o Bahia: nós ganhamos por 2 a 1, de virada, no José Cavalcanti, com um gol meu aos 46 do segundo tempo, e o Bahia até então estava invicto, era o grande nome da competição. Foi um ano memorável, fizemos um grande campeonato, tivemos o reconhecimento de toda a Paraíba. Aqui em Patos, ainda se fala bastante daquele ano maravilhoso, que entrou para a história. Essa geração marcou época e é lembrada até hoje, por ter chegado ao octogonal final — explicou o técnico.

Nacional de Patos fez uma temporada incrível em 2007 (Lamar, Ribinha e Edmundo) — Foto: Divulgação / Nacional de Patos

Quis o destino que 15 anos depois daquela campanha histórica, em meio a um início de 2022 trágico para o Naça, Lamar voltasse para o clube, agora como técnico, em início de carreira, para tentar apagar uma grande fogueira, que foi pegar um time desmotivado e com inúmeros problemas.

Com o apoio da torcida, que, assim como em 2007, passou a lotar o estádio José Cavalcanti, incentivando o time, Lamar foi trilhando junto ao elenco uma trajetória de superação que nem o mais fanático torcedor conseguiria imaginar.

— Ninguém imaginava que o Nacional chegaria onde chegou, por conta do começo conturbado, tantos problemas, refazendo o time dentro da competição, ter estreado com WO. O Nacional realmente é a surpresa do Paraibano — disse.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *