Published
3 dias agoon
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) detectou um caso de nepotismo e de contratação de funcionário fantasma na prefeitura de Nova Olinda e multa prefeito, Diogo Richelli Rosas, em R$ 3.532,29. O gestor terá que comparecer ao Tribunal no dia 28 de novembro para apresentar novos esclarecimentos.
O caso começou a partir de uma denúncia, formulada pelo vereador, Severino dos Ramos da Silva Carneiro, contra o atual Prefeito, noticiando possível caso de nepotismo. O caso seria a nomeação para o cargo de Diretor de Estradas e Rodagens, além de ausência de contraprestação de serviço pelo ocupante do citado cargo, ou seja, tratava-se um funcionário-fantasma.
A Auditoria do Tribunal apontou o cometimento de nepotismo por parte do prefeito ao nomear Dorgival Costa para o cargo de Diretor de Estadas e Rodagens (DER), lotado na Secretaria Municipal de Infraestrutura, irmão de Maria das Graças Costa, Secretária de Governo e Articulação Política Institucional do Município.
Em seu relatório inicial, o TCE salienta que nepotismo é o termo utilizado para fazer referência a favorecimento ou promoção de parentes – muitas vezes sem qualquer qualificação técnica – para o desempenho de cargos ou funções na Administração Pública, em razão exclusivamente da relação de parentesco. O nepotismo é considerado uma prática ilegal na Administração Pública.
A Administração Pública providenciou a exoneração do servidor pouco mais de um mês após a sua nomeação. Mas a Auditoria concluiu que o gestor não conseguiu demonstrar a efetiva prestação de serviços durante o período em que a Auditoria concluiu que o Gestor não conseguiu demonstrar a efetiva prestação de serviços pelo Sr. Dorgival Costa, esteve no cargo.
Deste modo, o pagamento foi considerado uma despesa irregular, caracterizada pela saída de recursos sem a devida prestação de serviços, ou seja, a realização de pagamentos de salários sem a correspondente contraprestação.
O Tribunal de Contas é órgão de controle ex- terno. Atua fazendo auditorias nos órgãos, respondendo às consultas e prestando um papel de orientação. Examina as contas go- vernamentais e emite um parecer técnico para o Poder Legislativo.
Banco Central vai leiloar US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar
Homem vai participar de audiência e acaba preso no Sertão da Paraíba
É falsa suposta promoção de suplementos Growth para quem responder quiz
Inédito no Brasil, inscrições para alistamento militar feminino terá início em 2025
Gaeco deflagra operação para apurar desvio de finalidade na Defensoria Pública em João Pessoa, Guarabira e Assunção
Brasília, Santa Catarina e Minas Gerais são a maioria entre turistas na Paraíba para o fim de ano