Published
9 meses agoon
O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta segunda-feira (29), um acordo para a ampliação do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB). Conforme acompanhou o ClickPB, nesta nova fase, o Programa irá tratar também do gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano, identificando os pontos de erosão marinha e propondo, por meio do conhecimento científico, as medidas necessárias para esta contenção. A ação contará com cerca de R$ 10 milhões de investimentos do Governo da Paraíba.
“Sentimos a necessidade de ampliar esse estudo para ter, em toda a Costa, em todo Litoral, um estudo que nos informassem tecnicamente e cientificamente como enfrentar essas erosões no Litoral. E, para que cada município não faça sem a orientação técnica devida, decidimos fazer o projeto inteiro e o governo vai bancar o estudo inteiro”, informou João Azevêdo durante entrevista à imprensa.
O governador acrescentou que o estudo terá parcerias técnicas de instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). “Contaremos com todo apoio da UFPB e IFPB para ter esses elementos e apresentar projetos que sejam mais fáceis e que tenha o objetivo alcançado mais rápido. Acredito que em 21 meses já tenha relatório indicando o que deve ser feito em cada ponto ao longo da Costa”, ressaltou.
João Azevêdo não antecipou nenhum tipo de ideia para a contenção do avanço do mar, já que, segundo ele, isso só poderá ser visto com o estudo em mãos. “O estudo vai apresentar alternativas. Quais serão, não tenho como antecipar, porque só poderá ser vislumbrado quando estiver pronto”, enfatizou.
O governador também não falou em priorizar nenhum município após a conclusão do estudo. “O estudo vai ser do Litoral todo. As equipes vão se espalhar em todo litoral. As ações talvez tenham que definir prioridades a depender da situação de cada município”, finalizou.
Dia de Finados: pesquisa mostra variação de até 400% no preço de flores em Campina Grande
Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação
Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa