Published
10 meses agoon
Juneldo Moraes
Com ações voltadas para assegurar o bem-estar da população, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) realiza um trabalho de prevenção que têm garantido tranquilidade aos moradores de áreas de risco, principalmente ribeirinhos, bem como a celeridade na vistoria de imóveis em vários bairros da Capital.
Em 2023, a Defesa Civil registrou 437 atendimentos, sendo 236 ocorrências abertas através do Centro de Operações e 201 solicitadas da zeladoria, Ouvidoria e outras secretarias e órgãos da gestão municipal. Durante as vistorias, 159 imóveis foram interditados e 109 Relatórios de Vistoria Técnica emitidos.
O número de ocorrências de 2023 diminuiu em relação a 2022, quando foram registrados 692 atendimentos. A média mensal foi de 57 registros em 2022 e 37 no ano passado. Essa redução é reflexo do trabalho realizado pela Defesa Civil para minimizar os transtornos e assegurar o bem-estar da população pessoense.
“O que mais nos motiva nesse trabalho é a satisfação causada nas pessoas e o sentimento de dever cumprido. A gestão está firmada no propósito de continuar servindo – hoje totalizamos 1.100 dias sem vítimas fatais – e procurando prevenir eventuais desastres naturais que provoquem perdas de vidas”, destacou Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil da Capital.
Kelson Chaves ressaltou ainda a importante participação das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
Limpeza de rios – Durante o ano passado, 13.358,81 metros de trechos, em 4.368,58 horas de trabalho, removendo e destinando ao aterro sanitário do município 873,65 toneladas de lixo, vegetação e resíduos sólidos dos rios Jaguaribe, Cuiá, Cabelo, Trecho ‘Rio Morto’ do Jaguaribe, Mandacaru, Timbó e Gramame.
O serviço de limpeza e desassoreamento dos rios beneficiou as comunidades Tito Silva, Frei Damião, São José, Jardim Guaíba, Penha, Alfa, Beta e Gama, São Luiz, Três Lagoas, Pedro II, São Rafael, Beira Molhada, Laranjeiras, Mangabeira, Cuiá, Vale das Palmeiras, Tancredo Neves, Bairro dos Ipês, Varjão e Engenho Velho.
Assistência social – A Compdec-JP também vem auxiliando a população, articulando políticas sociais para minimizarem os riscos fazendo com que as situações não cheguem à perda de vidas e isolamento territorial. No ano passado, o serviço social emitiu 25 relatórios sociais e encaminhou 103 pessoas para relocação.
Como acionar a Defesa Civil – A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades e em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 98831-6885 (WhatsApp) ou pelo telefone 199. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Dia de Finados: pesquisa mostra variação de até 400% no preço de flores em Campina Grande
Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação
Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa