Published
1 ano agoon
Flávio Asevêdo
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de João Pessoa realizou, na tarde desta quinta-feira (26), o 1º Encontro de Secretários Municipais de Finanças da Paraíba, com a presença do prefeito da Capital, Cícero Lucena, e do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. Na ocasião, eles discutiram finanças e despesas públicas dos municípios, com temas que envolvem o dia a dia dos profissionais que cuidam das finanças e das contas dos municípios.
No encontro, realizado em um hotel de João Pessoa, participaram secretários de 20 cidades paraibanas mas, de acordo com o secretário de Finanças de João Pessoa e idealizador do fórum, Brunno Sitônio, a expectativa é de nas próximas edições, ampliar a participação para mais municípios paraibanos. “A ideia é trazer vários órgãos para debater e discutir com os secretários os temas inerentes ao nosso cotidiano, como o financiamento das políticas públicas, a Reforma Tributária, o financiamento do transporte coletivo e os vários planos salariais. Assim, poderemos trazer frutos para cada município e, em conjunto, ao nosso Estado”, disse.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, destacou a importância destes encontros no suporte aos gestores municipais. “Sem dúvida nenhuma todas as áreas de uma Prefeitura são importantes, mas as finanças têm algo especial porque o bom desempenho e a boa gestão na área financeira é fundamental para dar suporte a nós que somos prefeitos, no sentido de atingirmos os nossos objetivos e nosso compromisso público de fazer uma boa gestão, com eficiência, transparência e atenção especial em respeito aos recursos públicos”, destacou.
Já o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, destacou a relevância de João Pessoa como liderança na América Latina e o pioneirismo da cidade em criar este fórum de secretários de finanças. “Hoje João Pessoa é uma liderança na América Latina após ganhar o prêmio Diligent LAtin America Awards 2023, na categoria Líder de Conformidade e Ética. Isso é muito importante, assim como estas discussões realizadas aqui neste encontro. Vi um fórum como este em São Paulo, onde participei de reuniões com mais de 300 secretários e asseguro que o TCU está acompanhando esses debates, pois sabemos o que os municípios estão sofrendo, por exemplo, com a queda do repasse do FPM”, disse.
Discussões – Durante o encontro, o assessor técnico da Associação Brasileira de Secretários de Finanças (Abrasf), André Luiz Macêdo, que já foi secretário de Tributação de Natal (RN), debateu com os secretários temas como a Reforma Tributária e a implantação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e Nacional), com o objetivo principal de permitir o intercâmbio de informações entre os municípios de todo o País.
Fotos- Samuel Lima
Funjope divulga resultado da análise documental de edital para quadrilhas juninas
Centro de Referência da Mulher oferece diversos serviços às vítimas de violência
Projeto Pré-Junino começa neste final de semana com apresentações de quadrilhas no José Américo
Demanda turística faz Prefeitura de João Pessoa focar em ações de qualificação profissional
Portal da Transparência Pública divulga normativas relativas à nova Lei de Licitações e Contratos
Com apoio da Prefeitura de João Pessoa, atletas conquistam medalhas de ouro em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu