Published
1 ano agoon
Alysson Bernardo
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Sebrae, realizou, nesta sexta-feira (6), a primeira edição do Fórum Internacional de Cidades Criativas. O evento – que reuniu diversos representantes da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – foi encerrado no início da noite com, pelo menos, três acordos de cooperação firmados.
O Fórum começou pela manhã e contou com 12 palestrantes, que participaram de mesas de debates divididas em três eixos temáticos: Artesanato – políticas públicas e ações de cooperação; Música e arte midiática – experiências das cidades criativas; e o presente e o futuro da Economia Criativa. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, foi uma grande honra para a cidade sediar o evento.
“Vivemos, nesta sexta, um momento incrível de trocas de experiências de sucesso e práticas de economia criativa. Renomados representantes do país e do mundo estiveram aqui reunidos, ao longo do dia, com a visão de cooperação para o fortalecimento do potencial da criatividade como vetor econômico e cultural. Um marco para nossa cidade”, destacou.
Experiências – Entre os palestrantes, estava Álvaro Narvaez, secretário de Cultura de Medellín, na Colômbia. Ele mostrou como a música tem contribuído para transformar a cidade colombiana em um lugar de paz. “Apresentar, em João Pessoa, a experiência de Medellín como cidade inovadora e criativa no campo musical nos dá a oportunidade de contribuir para o intercâmbio criativo, e analisar as estratégias que nos permitiram construir uma economia criativa através da música”, disse.
Ainda segundo ele, esses encontros permitem aprofundar questões sobre o futuro das cidades, a relação entre a humanidade e o desenvolvimento tecnológico, os desafios que isso coloca e as mudanças que estão por vir. “Sem essas reuniões, as cidades ficariam cegas às soluções que o mundo propõe. Espero que, nos próximos meses, se amplie o intercâmbio entre Medellín e João Pessoa, o que nos permitirá trocar conhecimentos e estabelecer processos de colaboração com outras cidades e países”, acrescentou.
Parcerias – O coordenador de Projetos Especiais da Sedest, Eduardo Barroso, contou que o Fórum encerrou com, ao menos, três acordos de cooperação encaminhados. “O primeiro deles, envolve o estado da Paraíba e a cidade de Puebla, no México. Já foi definido, inclusive, um protocolo com oito pontos a serem executados. Entre eles, estão intercâmbios de pesquisadores e de métodos e processos de gestão”, explicou.
O segundo acordo foi apresentado por Dominique Roland, diretor do Centro de Artes da cidade de Enghien-les-Bains, na França. De acordo com ele, a proposta é firmar parceria com cidades brasileiras, em especial, João Pessoa e Campina Grande, para intercâmbio de pessoas em regime de residências criativas ou residências artísticas.
Já o terceiro, é uma cooperação do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), em João Pessoa, com o laboratório O Imaginário, da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. “Eles vão nos apoiar na implantação da Fábrica Social de Artesanato e também nas metodologias de intervenção em comunidades artesanais, trabalho que eles já vêm realizando há vinte anos, colhendo vários erros e acertos. Então, vamos aprender com eles”, complementou Eduardo.
Vaulene Rodrigues comemorou os resultados obtidos. “São encaminhamentos concretos, firmados com esse encontro, na nossa capital. E esperamos que esse seja só o início de uma série de cooperações mais estreita entre todas as cidades envolvidas no evento”, concluiu.
Dia de Finados: pesquisa mostra variação de até 400% no preço de flores em Campina Grande
Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação
Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa