Published
1 ano agoon
Atividade foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o Tribunal Regional do Trabalho
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH), trouxe para o município, nesta quinta-feira (28) a terceira edição do evento “TRT 13 em Movimento”, promovido pelo Tribunal Regional da 13ª Região na Paraíba.
A ação é um projeto estratégico do TRT que tem como objetivo levar prestação de serviços e discussões sobre cidadania às comunidades. A ideia do evento é ultrapassar as barreiras da instituição, dialogando diretamente com a comunidade sobre a Justiça do Trabalho e contribuindo com a promoção dos Direitos Humanos.
Em Cabedelo, a ação teve uma programação extensa, durante um dia inteiro, na sede da SEPMDH, que beneficiou os usuários dos serviços da pasta, alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo, além de diversas pessoas que atenderam ao chamado público do evento e compareceram ao local.
“Esta ação visou, principalmente, estimular aos jovens, mulheres e o público LGBTQIAP+ para o mercado de trabalho. Só temos de agradecer à parceria com o TRT-13 e aos demais órgãos que acompanham esta ação pelos serviços ofertados em Cabedelo. A vinda desse movimento é super importante e se configura como uma grande conquista para nossa cidade. Cabedelo tem se transformado com a gestão atual e tem se tornado um foco de grandes empresas e, estas, precisam de um público capacitado para entrar no mercado de trabalho. Estamos nos tornando uma cidade muito forte no turismo, na hotelaria, na área de eventos… E a gente precisa de uma população que se encaixe no perfil das empresas e que esteja preparada para muitas inovações”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cabedelo, Camila Holanda.
O “TRT em Movimento”, em Cabedelo, ofereceu serviços de Saúde, como avaliações e orientações de odontologia, aferição de pressão arterial e testes de glicemia; Serviços Sociais, como a retificação de nomes sociais do público LGBTQIAP+ sob a coordenação da Defensoria Pública do Estado; Orientações para o Primeiro Emprego – com a presença do Centro de Integração Empresa -Escola (CIEE) e (Sistema Nacional de Empregos (SINE); palestras de Empregabilidade, Trabalho Seguro, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Assédio Moral e Violência contra as Mulheres, Tabagismo/Alcoolismo, Sustentabilidade e Reciclagem, Inovação como ferramenta de mudança de vida.
A ação ainda contou com oficinas, orientações e esclarecimentos sobre Processos Trabalhistas, preparação de ‘Currículum Vittae’, Informática básica e a importância da Saúde Bucal na empregabilidade. Também foi realizado um esquete teatral sobre prevenção a acidentes de trabalho.
“Essa é uma ideia do nosso Desembargador Presidente Thiago Andrade, que, ao assumir o TRT, trouxe a vertente do trabalho social muito forte para a sua administração. Essa caravana leva aos municípios e comunidades serviços úteis para a vida das pessoas. Úteis em vários aspectos, no social e também com formas de contribuição para a empregabilidade. Já atendemos ao público quilombola em João Pessoa, os migrantes venezuelanos na cidade do Conde e agora, em Cabedelo, nós estamos atendendo mulheres e o público LGBTQIAP+. Por isso trazemos um conjunto de temas que abrange um público amplo”, garantiu Max Frederico, secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT-13.
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa
Em entrevista à Folha de São Paulo, André Penazzi comenta a força do mercado imobiliário no Nordeste
Botafogo-PB divulga início da pré-temporada para novembro; veja detalhes
Cidade na Paraíba com 19 mil habitantes desembolsa R$ 120 mil com show de Japãozin