Published
1 ano agoon
Os 24 ministérios que integram a Câmara se reuniram pela última vez antes do lançamento da iniciativa, no próximo dia 31, que tem como objetivo articular ações para tirar o país do mapa da fome
Pleno da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) se reuniu nesta segunda-feira (28.08) e aprovou por unanimidade o Plano Brasil Sem Fome, que será oficialmente lançado na próxima quinta-feira (31.08), em Teresina, e terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os titulares das 24 pastas que participaram da 2ª Reunião do Pleno da Caisan estavam o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, da Igualdade Racial, Anielle Franco, da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Wellington Dias foi quem conduziu o encontro e apresentou os pontos do Plano. “Nós temos um problema de fome e a resposta é o Plano Brasil Sem Fome. Nós temos um grave problema de pobreza e a resposta é um plano para a redução da pobreza no nosso país. Esta é uma pauta muito clara para o presidente Lula”, ressaltou o titular do MDS.
O vice-presidente da República exaltou a integração entre os ministérios na elaboração da estratégia junto ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). “Não há nada melhor do que a sociedade civil organizada. É um espetáculo para fazer as coisas acontecerem. Quem ouve mais, erra menos e o governo do presidente Lula tem sido pautado em estimular o diálogo e a participação”, apontou Geraldo Alckmin.
Elisabetta Recine, presidente do Consea, também destacou a importância da estratégia para tirar o Brasil do mapa da fome. “A fome não é homogênea, não se expressa uniformemente. A fome é complexa. Podemos dizer das ‘fomes’. A fome da cidade, do campo, das águas, das florestas, das crianças, das mulheres, das mulheres negras, a fome daqueles que estão nas ruas, daqueles que plantam a comida, daqueles que entregam comida em nossas casas, de quem prepara a comida”, constatou.
Além do Plano Brasil Sem Fome, foram aprovados também, o regimento interno da Caisan e a resolução que regulamenta o decreto do Brasil Sem Fome.
Assessoria de Comunicação — MDS
Dia de Finados: pesquisa mostra variação de até 400% no preço de flores em Campina Grande
Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação
Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa
UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos
João Azevêdo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico ao lado do Almeidão
Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa