52% dos Brasileiros Defendem Prisão de Jair Bolsonaro por Tentativa de Golpe

Levantamento ouviu mais de 3 mil pessoas sobre o julgamento do ex-presidente; maioria acredita que ele não será preso, apesar das acusações
Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha revela que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso, considerando as revelações feitas até o momento sobre sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado. Outros 42% são contra a prisão, e 7% não souberam opinar.
O levantamento foi feito com 3.054 pessoas com mais de 16 anos, em 172 cidades brasileiras, entre os dias 1º e 3 de abril de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Brasileiros acreditam que Bolsonaro não será preso
Apesar da maioria defender a prisão, 52% acreditam que Bolsonaro não será condenado. Já 41% acham que o ex-presidente acabará preso, e 7% não opinaram sobre o desfecho do caso.
Diferenças regionais e religiosas na opinião pública
O apoio à prisão de Bolsonaro varia significativamente entre as regiões do país:
- Nordeste: 59% defendem a prisão do ex-presidente
- Norte/Centro-Oeste: empate técnico – 47% a favor, 45% contra
- Sul: 49% são contra a prisão e 46% a favor
Entre os católicos, 55% são favoráveis à prisão e 39% contrários. Já entre os evangélicos, 54% são contra a prisão de Bolsonaro e 38% a favor.
Acusações contra Jair Bolsonaro
A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontam que Jair Bolsonaro teria liderado uma tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, entre outras infrações graves.
O julgamento segue em curso, e o ex-presidente nega todas as acusações.